segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Ataques virtuais via redes sociais crescem 90%

Os ataques de malware realizados por meio de redes sociais cresceram cerca de 90% na comparação de dezembro do ano passado com abril de 2009, segundo pesquisa da Sophos feita com 1.273 pessoas e executivos de empresas. O levantamento revela que 40% dos entrevistados disseram já ter recebido malware em seus perfis de redes sociais, parcela que foi de 21,2% no levantamento feito em abril de 2009.

No que se refere a spams (mensagens indesejadas), o índice dobrou, saltando de 33,4% para 67%. Já em relação a phishing (fraudes eletrônicas por meio de envio de e-mails falsos), 43% dos entrevistados afirmaram que já foram alvo desse tipo de ataque via redes sociais, contra 21% de abril de 2009.

A amostra revela, ainda, que metade dos entrevistados têm acesso ilimitado a redes sociais como Facebook, Twitter, MySpace e LinkedIn em seu trabalho. Mas as empresas demonstraram certa preocupação com os possíveis perigos que rondam as redes sociais.

O relatório aponta que 59% das empresas temem que o comportamento dos empregados nas redes sociais possa colocar em risco a segurança da rede corporativa e 57% acham que os profissionais da empresa compartilham muitas informações nos sites de relacionamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário