quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Dormir com animais faz mal à saúde



RIO - Os bichos de estimação são adoráveis, mas nem por isso eles devem dormir na cama. É o que acredita o veterinário Bruno Chomel, da Universidade da Califórnia, que afirma que cães e gatos podem transmitir mais de 100 doenças para os humanos. Segundo ele, cerca de 56% dos donos de cachorros deixam os animais dormir na cama. Entre os donos de gatos, o número sobe para 62%.
Muitas pessoas estão substituindo filhos por bichos de estimação. Esses cães e gatos acabam sendo tratados como humanos, e isso não é bom para a saúde das pessoas ou dos animais. Apesar de não transmitirem doenças com frequência, quando isso acontece o caso costuma ser sério - avalia.
Para Chomel, os pets não devem ficar em certos cômodos da casa, como os quartos, principalmente os quartos de bebês. Entre as doenças que podem ser transmitidas pelos cães que dividem a cama com seus donos estão a doença de Chagas e as verminoses. Já os gatos podem transmitir uma doença causada pela bactéria Bartonella, que pode danificar o fígado e os rins. Em raros casos, os animais de estimação também podem transmitir a super bactéria MRSA.

A pesquisa de Chomel foi feita em parceria com o veterinário Ben Sun, do Departamento de Saúde da Califórnia. Além de coletar dados nos Estados Unidos, eles também avaliaram pesquisas similares feitas na Inglaterra, na França e na Holanda. De acordo com o levantamento, 53% dos participantes admitiram tratar os animais como membros da família. Quarenta e um porcento dos cachorros que dormem na cama são de raças pequenas, como yorkshire, poodle e shi tzu. Um terço dos donos de cães grandes, como labrador, deixa os bichos dormirem na cama.
O veterinário Larry Kornegay, presidente da Sociedade Americana de Veterinária, acredita que os donos de animais não precisam ficar alarmados, mas devem ter bom senso e manter as vacinas e a vermifugação de cães e gatos sempre em dia.
- Os benefícios de ter um bicho de estimação são muito maiores do que os riscos. Donos de cães e gatos têm a pressão mais baixa, menos depressão e se sentem menos sozinhos. Além disso, os donos de cães costumam ser mais ativos e têm mais amigos graças ao animal - conclui.

19 comentários:

  1. Gostei do Post! Já pensou em divulgar também no www.plik.com.br ?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi Fernanda tudo bem com vc obrigado pela dica vou postar no plik sim ver se da um olhadinha de vez em quando quamo que vou postar matérias legais...

    ResponderExcluir
  4. Bom.. azar, se eu tiver que ter doença vou ter! Apesar de que tenho 30 anos e deles 30 dormindo com os pets. Tudo bem que eles são de dentro de casa e já reparou que nos Eua (pelo menos nos filmes) os animais de estimação a maioria circula na rua livremente?

    ResponderExcluir
  5. e seres humanos ñ transmitem doenças... apenas os animais....

    ResponderExcluir
  6. Esse post esta faltando muitos outros detalhes, tipo cães que vc criados dentro de casa e com as vacinas em dia que perigo vai ter?
    e esse Carol Liôa vem dizer que humanos não passam doença, vou fazer sexo com ela sem camisinha e daqui a alguns anos eu vou ter uma surpresa bem desagradável (rsrs)

    ResponderExcluir
  7. ..Diego...
    acho que ela foi irônica.
    kkk

    ResponderExcluir
  8. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu ri dos coments do povo... x]

    ResponderExcluir
  9. xi....to ferrada! durmo com meu gato preto a 2 anos... mas graças a deus até hj não tive problemas.

    ResponderExcluir
  10. Desculpe fui casada 20 anos com um cara que era policial so nao peguei aids por Deus mas peguei hpv , doença venéria hoje me tratei e separei desta cara que era realmente um animal e tenho um vira lata de 3 anos vacinado , remedios de vermes em dia e dorme na minha cama e so me trouxe alegria , entao nao é so os animais que podem trazer doenças !!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. meus caes sao minha familia se um dia eles partirem , fiz tudo para eles serem feliz. pior e aqueles que deixam seus caes presos em uma corda de um metro apenas ,deveria vir uma lei para o bicho ter mais dignidade. ao menos gente deem um passeio com seus caes , eles nao erraram para ficarem presos!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. durno com meus caes ,eles me protegem do perigo , nao tenho medo das doencas , tenho medo dos invasores da rua; alem disso e´ demais ficar com eles!

    ResponderExcluir
  13. oi eu Dadiva tenho gatos desde que tinha 2 onos agora tenho 5o onos e tenho gato ate hoje e dormo com ele so 5 gatos

    ResponderExcluir
  14. quanta babaquice ,pessoas que dormem com animais são todas porcas,falta de higiene,deve ser uma catinga desgraçada,isso é falta de sexo

    ResponderExcluir
  15. nada ver seu oreiudo,porco é vc talvez tu é mais sujo que os cães,vai saber kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  16. Pra mim não tem coisa mais nojenta que cachorro dentro de casa.. ainda mais em cima de cama.. Fica aquele cheiro horrível e vc não percebe por já estar acostumado, aí quando chega uma visita na sua casa, ela vai sentir.

    ResponderExcluir
  17. Concordo com vc, eles soltam pelos... sinceramente não é legal. Já criei uma cadela ,depois que o dono antigo dela a maltratava,deixava com fome e eu como vizinha sempre afagava ela na cabeça pelo muro do meu quintal,dava comida,água... e logo depois,tomei conta dela , mas nunca deixei entrar em casa,nunca coloquei no colo,tratei com carinho,com afago,brincava na área no lado de fora no quintal,mas sempre tomava cuidado,nunca deixei lamber,mordiscar e me encher de baba... sempre tive cisma. tratei com respeito e recebi o mesmo dela,ela era obediente,educada,ensinada mesmo,apesar de ter sido judiada pelo antigo dono safado. Pra mim é assim : '' cada um no seu quadrado !''

    ResponderExcluir